Dúvidas

Com Quantos Anos Pode Fazer Mamoplastia Redutora?

Muitos pacientes me perguntam: Dr., com quantos anos pode fazer a mamoplastia redutora?”.

O que é muito normal, pois se trata de um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho e remodelar os seios, a fim de proporcionar alívio físico e emocional às mulheres.

Continue lendo para saber qual é a idade mínima para fazer a redução de mama, e se você está pronta para passar por este procedimento transformador!

Qual a Idade Mínima para Realizar a Cirurgia de Redução de Mama?

A idade mínima para a redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, é um assunto que requer consideração cuidadosa.

Embora não haja uma idade fixa estabelecida, é recomendado que a paciente tenha completado o desenvolvimento mamário antes de realizar o procedimento cirúrgico.

Geralmente, isso ocorre por volta dos 18 anos, mas pode variar de acordo com o desenvolvimento individual de cada pessoa.

Além disso, é fundamental que a paciente esteja emocionalmente preparada para a cirurgia e tenha expectativas realistas sobre os resultados.

>>>Saiba mais: Valor da Cirurgia de Mama!

Quando a Mamoplastia Redutora é Indicada?

A mamoplastia redutora é indicada em casos em que a mulher apresenta:

  • Seios grandes e desproporcionais em relação ao seu corpo, causando desconforto físico e emocional significativo;
  • Quando a paciente sofre de sintomas, como dores nas costas, pescoço e ombros devido ao peso dos seios;
  • Baixa autoestima;
  • Irritações na pele na região abaixo dos seios;
  • Dificuldade para encontrar roupas adequadas que se ajustem corretamente aos seus seios ou praticar atividades físicas com conforto.

Entre outros.

Contudo, para saber com exatidão com quantos anos pode fazer mamoplastia redutora, é preciso agendar uma consulta com um cirurgião especializado.

Ademais, a paciente precisa ter boa saúde geral e expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia, como citado.

Quem Pode Fazer Cirurgia de Redução de Mama?

Com Quantos Anos Pode Fazer Mamoplastia Redutora?
Artigo sobre idade mínima para fazer redução de mama

Basicamente, cada caso deva ser avaliado individualmente por um cirurgião plástico, pois existem alguns critérios gerais que devem ser considerados.

Lista de pessoas que podem considerar a cirurgia de redução de mama:

Mulheres com seios grandes e desproporcionais

Pessoas com seios excessivamente grandes em relação ao seu corpo, o que causa desconforto físico e emocional significativo.

Mulheres com sintomas físicos relacionados aos seios grandes

Como dito, quem sofre de dores nas costas, no pescoço e nos ombros devido ao peso dos seios, pode considerar a cirurgia de redução de mamas.

Ter boa saúde geral

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, é fundamental que você esteja em boa saúde geral.

Um cirurgião plástico realizará uma avaliação completa da sua saúde para determinar se você é um candidato adequado para a cirurgia.

Quais Documentos são Necessários para Realizar Cirurgia Mamoplastia Redutora em Menor de Idade?

Agora que você já sabe que não existe uma idade mínima para fazer a mamoplastia redutora, vamos listar os seguintes documentos exigidos em casos de adolescentes:

Autorização dos pais ou responsáveis legais

Como os adolescentes geralmente não têm capacidade legal para tomar decisões médicas, é necessária a autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais.

Isso pode incluir a assinatura de formulários de consentimento informado e a presença durante as consultas médicas.

Exames médicos e histórico de saúde

É importante fornecer todos os exames médicos relevantes, como exames de sangue, radiografias e resultados de testes pré-operatórios.

Isso permite que o cirurgião plástico avalie a saúde geral da adolescente e garanta que ela seja um candidata adequada para a cirurgia.

Avaliação psicológica

Em alguns casos, uma avaliação psicológica pode ser necessária para garantir que a adolescente esteja emocionalmente preparada para a cirurgia.

Embora a paciente esteja certa de sua decisão, isso pode ajudar a identificar quaisquer preocupações emocionais subjacentes.

Portanto, a paciente precisará de suporte necessário durante todo o processo.

Conclusão

Por fim, não existe idade mínima para realizar a mamoplastia redutora, ou cirurgia de redução de mama, desde que avaliemos cada caso individualmente.

No entanto, como enfatizamos neste artigo, nós recomendamos realizar a cirurgia após os 18 anos de idade, pois isso permite que o desenvolvimento mamário esteja completo.

Para saber mais sobre redução de mama em menores de idade, clique aqui e fale em tempo real com um Cirurgião Plástico Especialista.

O Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES, cirurgião plástico em Vitória (ES) com grande experiência nos mais diferentes tipos de cirurgias plásticas.

Envie-nos uma mensagem e agende a sua consulta.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES

Com Quantos Anos Pode Fazer Mamoplastia Redutora

Atualizado em: 05/09/2023

Sobre o autor | Website

Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES Formação acadêmica: * Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista * Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui. * Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética * Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!