Lipoaspiração
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma cirurgia estética que tem como objetivo retirar as gorduras localizadas de determinadas regiões do corpo. Ela pode ser realizada em vários locais do corpo como: barriga, quadris, braços, coxas, panturrilhas, pescoço ou até mesmo nas costas.
É muito importante não encarar a lipoaspiração como uma técnica de emagrecimento, porque ela não tem essa função. Essa cirurgia realça as curvas demarcando melhor a silhueta. Inclusive, melhores resultados são notados em pessoas que não estejam muito acima do peso e com pouca flacidez na pele.
A lipoaspiração é o procedimento ideal para aquelas pessoas que já mantém uma rotina saudável, praticam exercícios, mas estão enfrentando dificuldades para perder gordura em áreas específicas do corpo. No caso de homens, é comum que essa cirugia seja procurada para a área do abdômen, mulheres costumam se queixar mais das gordurinhas dos quadris e culotes.
Esse incômodo é normal, nosso corpo naturalmente tem predisposição em acumular gorduras em locais específicos do corpo, que acabam não sendo consumidas pelo organismo.
Para quem é indicado
A lipoaspiração é indicada para pacientes que estejam com a taxa IMC controlada, que tenham boa elasticidade da pele e já tenha como hábito se alimentar bem e praticar exercícios.
Isso porque esse procedimento não combate a obesidade e não remove toda a gordura do local. Inclusive existe um limite da quantidade de gordura que pode ser retirada para que o paciente não apresente um quadro de anemia após o procedimento.
Esse procedimento consegue elevar a autoestima do paciente e provocar maior motivação para cuidar da saúde. É muito importante ressaltar que a lipoaspiração, se não seguida de uma rotina saudável, poderá perder todos os seus efeitos e o paciente voltará a acumular gorduras no local.
Tipos de lipoaspiração
Existem vários tipos de lipoaspiração, tais como:
- Lipoaspiração tumescente
- Lipo LAD
- Lipo laser
- Vibrolipo
- Lipo enzimática
- Hidrolipo
Lipoaspiração tumescente
nesse método, é adicionado grande volume de líquido a base de solução anestésica na região do acúmulo de gordura. Esse processo vai intumescer (dilatar) a gordura localizada.
Lipo LAD (lipoaspiração de alta definição)
Essa técnica aspira a gordura localizada com maior precisão, considerando o biotipo da pessoa e trazendo mair demarção dos músculos do pacinte.
Lipo laser
Essa variação utiliza um laser de última geração para a remoção da gordura localizada. Esse laser promove o rompimento das células gordurosas.
Vibrolipo
Nessa opção, o equipamento, que exerce movimentos vibratórios repetitivos, promove a quebra de gordura de forma menos agressiva ao corpo, trazendo como resultado um pós-operatório facilitado.
Lipo enzimática
como o próprio nome já sugere, nessa variação são injetadas enzimas lipolíticas nas regiões previamente definidas que irão acelerar reações químicas e promover a quebra das células gordurosas.
Hidrolipo
essa variação é feita em várias sessões, utilizando injeções de soro fisiológico nas áreas definidas. Tem a proposta de ser menos invasiva, pois é feita com anestesia local, porém pode ser mais incômoda no momento da realização.
Pré operatório da lipoaspiração
Antes da cirurgia, serão solicitados alguns exames laboratoriais para checar se a saúde do paciente está em perfeitas condições para ser submetido ao procedimento. Além disso, serão suspensos anticoagulantes, consumo de bebidas alcoólicas e fumo. Também será necessário fazer jejum absoluto (sólidos e líquidos) pelo menos 8 horas antes da cirurgia.
Pós operatório da lipoaspiração
Primeiramente, é essencial que após a cirurgia sejam mantidos hábitos alimentares saudáveis para a manutenção do resultado. Além disso, serão receitados analgésicos no primeiro período para alívio do desconforto.
Será necessário usar uma cinta modeladora na região tratada, evitar exposição solar e não realizar nenhuma atividade física durante o primeiro momento da recuperação. Também são indicadas sessões de drenagem linfática para reduzir a retenção líquida e desconfortos.
Será necessário usar uma cinta modeladora na região tratada, evitar exposição solar e não realizar nenhuma atividade física durante o primeiro momento da recuperação. Também são indicadas sessões de drenagem linfática para reduzir a retenção líquida e desconfortos.
Como é feita a cirurgia
A lipoaspiração tradicional é feita a partir de pequenas incisões na área escolhida, praticamente imperceptíveis. Primeiramente uma solução estéril será introduzida para reduzir o sangramento e, através dessas incisões, serão inseridos cânulos (tubos ocos e finos). Com esses cânulos serão realizados movimentos de vai e vem ritmados para soltar a gordura. Em seguida, essa gordura é aspirada para fora do corpo do paciente.
A melhora do contorno da silhueta do paciente poderá ser percebida quando o inchaço e retenção líquida normalizarem. Podem ser indicadas outras cirurgias de retirada de excesso de pele, dependendo do paciente, normalmente essa segunda cirurgia é indicada apara casos aonde foram aspiradas quantidades grandes de gordura (Acima de 5 litros).
Lipoaspiração associada a outras cirurgias plásticas
É comum que as pessoas confundam a lipoaspiração com a lipoescultura. Porém, são procedimentos muito diferentes que podem inclusive ser combinados.
Enquanto na lipoaspiração o objetivo é remover gordura do corpo, a lipoescultura tem o objetivo de, após essa remoção, reposicionar essa gordura em outros locais do corpo. Por exemplo, você pode retirar gordura da região do abdômen e adicionar na região dos glúteos.
A abdominoplastia é outro procedimento comumente associado a lipoaspiração. Nesse procedimento, após a retirada da gordura já é realizada a retirada de excesso de pele do local.
Contraindicações
Existem contraindicações para a realização do procedimento da lipoaspiração? Sim. Essa intervenção cirúrgica não é indicada para mulheres que realizaram a luz a menos de 6 meses, nem para portadores de câncer, diabéticos ou pessoas com problemas de tireoide.
Além disso, qualquer pessoa que esteja com algum tipo de infecção, deve tratar e aguardar período definido pelo médio para que a cirurgia seja segura.
Além disso, não é uma cirurgia recomendada para pessoas cima do peso. O ideal é que seja feita dieta balanceada previamente.
Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES
Formação acadêmica:
- Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui.
- Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
- Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões