Prótese de mama

O que é a prótese de mama?

Como cirurgião plástico, recebo diariamente mulheres com dúvidas sobre a prótese de mama. E é natural que isso aconteça, já que esse é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios em todo o Brasil.

A prótese de mama, na prática, é um dispositivo médico desenvolvido para aumentar o volume dos seios ou corrigir o formato das mamas quando há assimetrias, flacidez ou alguma alteração estética ou funcional.

Geralmente, utilizamos próteses de silicone, que são as mais seguras e duráveis do mercado. Mas também há outros materiais disponíveis, e a escolha sempre é feita com base nas características do corpo da paciente e no resultado que ela deseja alcançar.

Como a prótese é colocada?

Durante a cirurgia, chamada de mastoplastia de aumento, faço uma pequena incisão que pode ser posicionada em locais estratégicos como a axila, o sulco mamário (dobrinha abaixo do seio) ou a parte inferior da aréola. A escolha do local depende de diversos fatores, incluindo o formato do corpo, o tipo da prótese e as expectativas da paciente.

A colocação pode ser feita por baixo da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral. Tudo isso é avaliado com muito cuidado na consulta pré-operatória.

A prótese de mama também tem função reparadora

Além da finalidade estética, a prótese de mama também é muito utilizada na reconstrução mamária, principalmente em mulheres que passaram por mastectomia a remoção da mama, geralmente após o tratamento de câncer.

Nesses casos, a prótese ajuda a devolver a forma, o volume e, principalmente, a confiança da paciente. Também utilizamos as próteses para corrigir deformidades congênitas ou alterações adquiridas ao longo da vida, como em casos de traumas ou cirurgias prévias.

A prótese de silicone é segura?

Sim, as próteses que utilizo seguem rigorosos padrões de segurança e qualidade. Elas são desenvolvidas para ter longa durabilidade, resistência e compatibilidade com o organismo. No entanto, é importante ter em mente que, mesmo sendo extremamente duráveis, podem sim precisar ser substituídas futuramente seja por desgaste natural, mudança corporal da paciente ou vontade de alterar o tamanho.

Quando devo pensar em trocar minha prótese?

A troca não é obrigatória após um tempo fixo, como muita gente pensa. A decisão depende de fatores como o estado da prótese, eventuais sintomas, alterações no formato das mamas ao longo dos anos, ou mesmo um desejo pessoal da paciente de fazer ajustes.

Durante os acompanhamentos pós-cirúrgicos e nas revisões periódicas, eu sempre avalio a condição das próteses com exames de imagem e converso com cada paciente sobre como está se sentindo com o resultado. O importante é manter o acompanhamento em dia.

O Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES é cirurgião plástico especializado em Prótese de Mama em Vitória, ES.

Formação acadêmica:

  • Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui.
  • Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
  • Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões