Braquioplastia
Sabe aquela pele flácida na parte debaixo dos braços que incomoda na hora acenar? Esse problema pode ser facilmente resolvido com a braquioplastia.
Se você se sente incomodada ao usar bikinis, regatas ou blusas que marcam os braços, leia esse artigo até o final, aonde vamos te explicar todos os detalhes desse procedimento.
O que é braquioplastia ?
A braquioplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo remover o excesso de pele flácida e gordura na área dos braços. Essa remoção é realizada entre a exila e o cotovelo, sob anestesia e em ambiente cirúrgico.
Essa cirurgia dura em média uma hora e meia e deixará a região dos braços mais lisa, tonificada e leve. Será ótima tanto no quesito estético quanto no conforto do paciente no dia-a-dia.
O que provoca a flacidez e excesso de pele nos braços?
Além da questão genética, aonde a pessoa tem tendência hereditária ao excesso de pele e flacidez nesse local, existem mais 2 pontos muito importantes que devem ser avaliados ao tentarmos encontrar a causa da flacidez dos braços.
O primeiro dele é a perda de peso em excesso. Assim como quando perdemos muito peso, realizamos uma abdominoplastia para remover o excesso de pele abdominal, isso também pode acontecer com os braços.
Se os braços eram muito maiores e tinham muita gordura, ao perder peso, essa pele se tornará flácida e pode ser muito incômoda. Essa situação é muito comum em pacientes pós-bariátrica.
A segunda situação é o simples envelhecimento de uma pessoa que não tem o hábito de praticar nenhum exercício físico e, por isso, tem a estrutura muscular muito flácida. Essas pessoas, terão tendência a flacidez cada vez mais intensa conforme a idade for aumentando. Por isso é tão importante praticar exercícios físicos regularmente.
Diferença entre braquioplastia e lipoaspiração nos braços
Você pode estar se perguntando, o que é melhor: a braquioplastia ou a lipoaspiração dos braços? A verdade é que não existe um procedimento melhor que o outro, o que existem são dois procedimentos com propostas e objetivos completamente diferentes.
Caso você tenha excesso de gordura na região dos braços, a lipoaspiração será solução. Caso você tenha pele flácida ou excesso de pele na região entre as axilas e o cotovelo, a braquiplastia vai te ajudar.
Braquioplastia axilar
Existem formas diferentes de remover esse excesso de pele flácida na região dos braços. Uma dessas formas é a conhecida “mini braquiplastia”. Ela recebe esse nome, pois é feita a partir de uma incisão pequena na área da axilar, por onde é possível puxar esse excesso de pele e flacidez.
Braquioplastia padrão
A braquioplastia padrão é realizada quando a quantidade de pele flácida a ser retirada é muito grande para usarmos a incisão axilar.
Nesses casos, a incisão pode ir das axilas até os cotovelos ou, em alguns casos, do cotovelo até próximo da marca do sutiã. Essa segunda opção é comum quando a flacidez está muito concentrada na área abaixo da axila ou na lateral dos seios.
Para quem a braquiplastia é recomendada?
Essa cirurgia, também conhecida como lifting de braços, é indicada para pessoas insatisfeitas com o formato e falta de rigidez da área entre o cotovelo e a axila. Essa pessoa não deve estar muito acima do peso, ter hábitos alimentares saudáveis e não apresentar nenhum tipo de infecção. Essa cirurgia não é indicada para mulheres que tiveram filhos a menos de 6 meses.
Qual anestesia é usada na braquiplastia?
Para o processo de anestesia na cirurgia de braquiplastia, existem duas opções: a peridural intravenosa ou a anestesia geral. Essa escolha será feita juntamente com o seu cirurgião, considerando a melhor opção para a sua saúde.
Como é o pós-operatório da braquioplastia
Após a cirurgia de braquioplastia, serão necessários alguns cuidados para que o resultado seja satisfatório e a recuperação tranquila.
O primeiro detalhe é evitar esforços com os braços por, pelo menos, 4 semanas. Além disso, será necessário uso de malhas compressivas na região para evitar formação de líquidos, além de auxiliar na cicatrização.
Exposição ao Sol ou consumo de tabaco também é proibido e analgésicos serão receitados para os primeiros dias de cicatrização.
Como esconder a cicatriz da braquiplastia?
A braquiplastia é uma daquelas cirurgias que a cicatriz pode incomodar, pois tem uma extensão considerável. Dessa forma, é importante seguir algumas dicas para uma cicatrização mais satisfatória.
A primeira e mais importante das dicas é evitar exposição ao sol. Toda cicatriz precisa ser mantida sob abrigo solar para não escurecer e fique ainda mais evidente. Isso é importante durante o processo de cicatrização e também após.
Outra dica importante é manter a região hidratada. Isso também evitará escurecimento e enrijecimento da região cicatrizada. Pomadas para cicatrização, quando de boa qualidade, podem trazer resultados muito efetivos.
Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES
Formação acadêmica:
- Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui.
- Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
- Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões