Cirurgia íntima

Ainda é um tabu falar sobre cirurgia íntima, mas não deveria ser. Afinal de contas, mais da metade da população é composta de mulheres e já passou da hora de normalizamos que essas mulheres tenham incômodos estéticos na região íntima.

E isso é mais comum do que você pensa. Quase 70% das mulheres estão insatisfeitas com a aparência de sua região íntima. Seja por causa dos lábios, da cor, do formato, do clitóris… A grande maioria das mulheres mudaria alguma coisa nessa região, se pudesse.

E esse artigo é sobre isso: você pode!

Leia até o final e descubra tudo sobre a cirurgia íntima feminina.

O que é a cirurgia íntima feminina?

A cirurgia íntima feminina visa melhorar e remodelar os pequenos e grande lábios da região da vagina. Muitas mulheres se incomodam por ter lábios genitais grandes ou muitas vezes desproporcionais (um maior que o outro). Algumas mulheres também consideram muito irregulares e gostariam de fazer um acabamento mais arredondado nos lábios vaginais.

Para algumas pessoas pode parecer desnecessários, mas essa é uma questão que afeta muito a autoestima de algumas mulheres, então, não deve ser tratado como bobagem. Para essas mulheres é uma forma de encontrar conforto e amor pelo próprio corpo.

Afinal de contas, não é justo mulheres não se sentirem confiantes com uma região tão íntima e pessoal como essa.

Redução dos pequenos lábios

A redução dos pequenos lábios é conhecida como ninfoplastia. Algumas mulheres tem os pequenos lábios hipertrofiados que podem acabar se sobressaindo aos grandes lábios.

Esse não é apenas um incômodo estético, ter pequenos lábios grandes pode causar problemas como:

  • Desconforto durante a relação sexual
  • Derimentos devido ao atrito com as roupas íntimas ou jeans mais apertados
  • Dificuldade de higienização

Redução dos grandes lábios

A redução dos grandes lábios é a forma mais recorrente de cirurgia íntima feminina. Ela é recomendada para mulheres que relatam incômodo com o tamanho excessivo ou flacidez dos grandes lábios.

Da mesma forma que a ninfoplastia, a labioplastia também tem objetivo de saúde e bem-estar, além da visão estética. Quando os grandes lábios são muito flácidos e assimétricos podem causar incômodos em roupas mais apertadas ou ao caminhar. Além de também poder causar dor durante a relação sexual.

Redução do monte de Vênus

O monte de Vênus é a regão superior da região íntima, a área da virilha, logo acima do clitóris e abaixo da barriga. Por vezes, essa região pode ser mais “cheia” que o normal e algumas mulheres optam por fazer uma “mini lipo” na região.

A cirurgia é quase imperceptível, apenas um furo por onde é sugado o excesso de gordura do local

Cirurgia de períneo

A cirurgia de períneo pode ser um verdadeiro reconstrutor da autoestima feminina. Especialmente em caso de parto normal, a mulher pode ter essa região alargada ou até mesmo rasgada e isso causa inúmeros desconfortos.

Não só para relação sexual, mas também para necessidades fisiológicas básicas, para usar roupas mais apertadas e também para se sentir bem consigo mesma após o parto.

O cirurgião “amarra” os músculos que estão frouxos e costura em caso de estar, de fato, rasgado.

Clitoriplastia

O principal motivo que leva mulheres a buscarem pelo procedimento de clitoriplastia é a redução do clitóris caso esteja hipertrofiado devido a anabolizantes.

Algumas vezes, essa cirurgia também pode ser indicada para mulheres com excesso de pele acima do clitóris, o que pode atrapalhar nas relações sexuais, alterando a sensibilidade.

Qual a diferença entre a cirurgia íntima tradicional e a laser?

As cirurgias íntimas femininas realizadas com laser são mais modernas e tem pós-operatório mais tranquilo e rápido. Os resultados são igualmente satisfatórios, porém, a versão feita com laser é mais cara.

Como é o pós-operatório da cirurgia íntima feminina?

O pós-operatório da cirurgia íntima feminina não costuma ser muito intenso e as dores podem ser amenizadas com analgésicos não muito fortes e compressas de gelo.

Não existem restrições para dormir, mas é interessante se manter em posição que não pressione a região. Também não é indicado uso de bikini e exposição ao Sol nas primeiras semanas.

Pode haver sangramento e roxidão na região operada, mas em poucos dias isso é normalizado.

Relações sexuais e atividades físicas devem ser evitadas até a cicatrização completa da região. Não é indicado usar roupas apertadas na primeira semana e ficar sem calcinhas sempre que possível.

A cirurgia íntima feminina causa perda de sensibilidade?

Existe uma preocupação muito grande quanto a sensibilidade da região após o procedimento. Será que a região fica menos sensível? E as relações sexuais não serão mais prazerosas?

A ótima notícia é que a sensibilidade é afetada apenas nos primeiros dias e depois é completamente normalizada, porém, sem os incômodos físicos e psicológicos de antes.

Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES

Formação acadêmica:

  • Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui.
  • Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
  • Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões