Abdominoplastia
O que é a abdominoplastia
A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico que visa remover a flacidez da área abdominal, trazendo aparência mais lisa e rígida para a região. Essa cirurgia também pode corrigir a separação dos músculos abdominais (diástase), muito comuns em mulheres após o processo de gestação.
Essa cirurgia pode envolver retirada de gordura, mas esse não é seu principal objetivo e será feito adicionalmente. A grande finalidade da abdominoplastia é remover a flacidez da região abdominal.
Além de muito comum em pacientes que engravidaram, esse tipo de flacidez é observada também em pessoas que perderam muito peso e ficaram com excesso de pele.
Para quem é indicada a abdominoplastia?
Esse procedimento é indicado para pacientes que sofrem com flacidez abdominal por diversos motivos, entres eles:
- pós-gravidez
- pós bariátrica
- envelhecimento da pele da região abdominal
- pessoas que passaram por grande perda de peso
- por questões de características genéticas
Outro caso onde a abdominoplastia é indicada, são casos de diástase abdominal, ou seja, quando os músculos dessa região se separam e não retornam, deixando a região da barriga flácida e protuberante.
A diástase abdominal é comum em pessoas que passaram por processos de grande distensão abdominal, como gravidez ou ganho excessivo de peso.
Para quem não é indicada?
A abdominoplastia não é indicada para pacientes com a musculatura abdominal muito fraca. Isso porque a sutura feita nesses casos pode ser comprometida pela falta de rigidez dos músculos.
Ela também não é indicada para pessoas muito acima do peso, ou seja, cujo a necessidade principal é a retirada de gordura. Nesses caso, indica-se a combinação com a cirurgia de lipoaspiração.
Mulheres que tiveram filhos recentemente (menos de 6 meses) também não devem se submeter a essa cirurgia. É necessário que o corpo se recupere totalmente após o parto antes de realizar um novo procedimento cirúrgico.
Tipos de abdominoplastia
Talvez você não soubesse, mas existem tipos diferentes de abdominoplastia, relacionados principalmente ao local onde o paciente deseja corrigir a flacidez. O objetivo da cirurgia se mantém igual em todas as variações, são elas:
- abdominoplastia clássica
- mini abdominoplastia
- formato de âncora
- formato circunferencial
- abdominoplastia reversa
Vamos explicar cada um deles abaixo:
Abdominoplastia clássica
Nessa versão, a cicatriz de encontra na parte superior aos pelos pubianos, se estendendo de uma ponta a outra do quadril. Ela é indicada para casos clássicos de excesso de flacidez e estria na parte abaixo do umbigo, popularmente conhecida como “pochete”.
Mini abdominoplastia
A mini abdominoplastia é opção perfeita para mulheres que tem quantidade mínima de flacidez abdominal. Ela deixará uma cicatriz bem menor, parecida com a da cesariana.
Nessa opção, também, não será necessária a costura dos músculos abdominal, visto que, não existe diástase nas pacientes indicadas para esse procedimento.
Abdominoplastia em formato de âncora
Essa opção é indicada apara pacientes que perderam muito de peso. A cicatriz é extensa, em formato de T invertido (de ponta a ponta abaixo do umbigo e no meio da barriga, até a área abaixo dos seios).
Apesar da cicatriz bem maior, nessa versão é possível retirar grandes quantidades de pele flácida, horizontal e verticalmente. Para pacientes com muita flacidez, essa opção é necessária mesmo com que a cicatriz seja extensa.
Abdominoplastia circunferencial
Essa opção é pouco indicada devido à grande cicatriz que ela deixa na região. Ela será prescrita para pacientes que perderam quantidade realmente excessiva de peso e tem pele flácida em toda a região do abdômen, inclusive nas costas.
Dessa forma, essa abdominoplastia será feita a partir de um recorte circunferencial desde a área superior dos pelos pubianos, passando pelos quadris, costas e finalizando na região abaixo dos seios. Também pode ser conhecida como Torsoplastia.
Abdominoplastia reversa
Essa é uma técnica mais rara e indicada em casos muito específicos. Quando o paciente se queixa da flacidez da região abdominal superior, invés da inferior. A cicatriz ficará escondida abaixo dos seios e pode ser indicada em casos aonde será realizado também mamoplastia, dessa forma, pode-se utilizar a mesma incisão.
Qual a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração ?
A diferença entre a abdominoplastia e a lipoaspiração é que a primeira visa a retirada e pele flácida na região do abdômen, enquanto a segunda tem o objetivo de remover excesso de gordura.
É comum pacientes combinarem os dois procedimentos, dessa forma retirando gordura e flacidez. Porém, é importante diferenciar os dois procedimentos para alinhar expectativas.
Quais exames serão solicitados no Pré-operatório?
É muito importante realizar uma bateria de exames completa antes de realizar qualquer cirurgia. Isso porque, determinados problemas de saúde podem fazer com que o seu corpo tenha reações perigosas à anestesia.
Os exames comumente solicitados são: hemograma completo, coagulograma, creatinina, eletrocardiograma, exame de urina, glicemia e ECG (para avaliar o coração). Outros exames podem ser solicitados, isso varia de acordo com cada profissional.
Como é realizado o procedimento?
A abdominoplastia pode durar de 2 a 5 horas. Após realizada a anestesia, o cirurgião fará a incisão, separando a pele e a camada de gordura, de forma a deixar os músculos abdominais expostos. Assim, em caso de necessidade de correção de diástase, esses músculos serão costurados para criar uma parede abdominal mais reta.
Após a correção da diástase, o cirurgião pode ou não remover a gordura desse excesso de pele e, logo em seguida, estica a pele novamente e costura.
Na abdominoplastia não é feita retirada de gordura. O que acontece é a remoção de gordura, que é excluída juntamente com o excesso de pele flácida.
Em alguns pacientes, aonde as estrias se localizam nessa região abaixo do umbigo, com a abdominoplastia essas estrias podem ser removidas durante o procedimento.
Pós operatório
Após a cirurgia de abdominoplastia, será necessário usar cinta pós-cirúrgica para a sustentação e conforto do paciente, além de facilitar a cicatrização, e evitar a retenção líquida.
Não será permitido dormir de bruços nas primeiras semanas e com travesseiros abaixo dos joelhos para uma leve elevação das pernas.
Será necessário uso de analgésico e evitar a posição ereta, ou seja, a paciente precisará ficar curvada por um curto período para facilitar a cicatrização e recuperação da pele.
Desejando agendar uma consulta pelo whatsapp, basta clicar no link “Agende sua consulta” ou ligue agora para (27)99852-3632
Dr. Jorge Moulim – CRM 7797-ES
Formação acadêmica:
- Residência médica em cirurgia plástica pela Universidade Estadual Paulista
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confira o perfil, clique aqui.
- Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
- Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões